Conhecei a Verdade e Ela Vos Libertar√°


Sabedoria ou sapiência (em grego "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego"sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, "amor à sabedoria" (filos/sofia).

Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".

É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".

Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.

 

Sabedoria e relações interpessoais

Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do "tratar as pessoas", e por isso o conceito geral é que,sabedoria é um certo conjunto de inteligência e paciência, espera a hora certa para fazer isso e aquilo, ou seja um sábio é aquele que tem paciência para com as coisas e inteligência para executá- las, decide corretamente, sempre respeitando a moral, a ética e aos costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de:

•          Fazer o certo na hora certa;

•          Respeitar o pensamento alheio

•          Ser gentil para com as pessoas;

•          Ser humilde;

•          Tratar o outro como gostaria de ser tratado;

•          Enxergar o dia-dia, não o seu, e sim ao redor, de situações das mais diversas, e observá-las.

Todo esse conjunto de idéias, identificadas para com quem é sábio, ou seja, para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano. Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e século XX, como o fim da escravidão, a liberdade de religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial e sexual, etc.

 

Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.

Pode-se alcançar a sabedoria por 3 caminhos:

O primeiro caminho é o da meditação que é o mais nobre.

O segundo caminho é o da imitação, que é o mais fácil e o menos satisfatório

E em terceiro lugar existe o caminho da experiência que é o mais difícil.   

Confúcio

 

 

Todo ser humano busca diariamente: Saúde, Felicidade, Prosperidade e Paz que são imprescindíveis a uma vida perfeita e equilibrada.

Mas na verdade o que a maioria não sabe é que busca tudo que gostaria de maneira errada

Sem sequer perceber que o que mais desejamos está dentro de nós mesmo e acabamos nos perdendo por entre todas as ilusões da vida cometendo erros e mais erros que só nos leva cada vez mais ao abismo da nossa inconsciência e acabamos por não aproveitar nossa existência física sem o comprimento do dever e assim nos aprisionando cada vez mais nos ciclos de nascimento e morte se tornando-nos cada dia escravos de nossos próprios erros.

O princípio básico da felicidade humana está em conceitos bem simples como disse Jesus Cristo: O QUE QUERES QUE OS HOMENS TE FAÇAM, FAÇAM A ELES PRIMEIRO.

Como criar um mundo em que os verdadeiros valores não estão em fatores ilusórios e contrários a libertação de ser humano como:

Ganância, cobiça, inveja, ódio, luxúria, pensamentos maldosos, sentimentos maldosos,

Sentimento de exclusão ao próximo, ambição. Atos que visão apenas os próprios interesses materialistas, crueldade com próximo, com a natureza, com os animais, sentimentos de possessividade, dominar, oprimir, e escravizar os outros em beneficio próprio.

Falta de amor, gratidão, compaixão, solidariedade e sentimento de igualdade humana.

 

E é assim que contraímos doenças, miséria, infelicidade e falta de paz.

Pois é o resultado do que praticamos com nossos, pensamentos, sentimentos, palavras e atos errados.

Como diz um livro de filosofia Oriental que li:  A SAÚDE É A CONDIÇÃO NORMAL DO SER HUMANO. A DOENÇA É O RESULTADO DA DESOBEDIENÇA ÀS LEIS NATURAIS DE VIVER E PENSAR.

A falta de amor, de perdão para consigo e com os demais é o que adoece alma e o espírito,

O corpo físico é apenas um reflexo de uma alma pobre e doentio.

Se queremos ter saúde, felicidade, paz e prosperidade, teremos que limpar os nossos sentimentos, pensamentos e ver sempre o outro como a nós mesmos.

Eraldo José.                            

 

o esforço necessário para atingir e expressar divinas qualidades está além do que uma pessoa comum pode realizar. O esforço que essa especie de acesso requer consiente numa cincera, estrita disciplina do senso de consciência humana, até que ela aprenda a obedecer ao padrão de perfeição, em vez de seus próprios e temporários caprichos egoistas e apetites fúteis.

Nós os mestres ascensionados conquistamos a morte pelo completo e eterno dominio sobre a substãncia atômica do corpo físico e do mundo.Todas as coisas obedecem ao nosso comando, as leis da natureza e do universo são nossas servas obdientes e humildes. (do livro de Saint Germain, Eu Sou a Presença Mágica).               

   

 

Deixe seu coment√°rio referente a este conte√ļdo.

Nome Completo:
Email:
Coment√°rio:
Você pode digitar até 500 caracteres.