Conheça a Extraordinária Ávore da Vida


Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo.

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros.

A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada.

 

Veja No Final da página, onde e com quem adquirir !! 

Moringa – um potencial suplemento dietético

A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. Todas contém propriedades medicinais.

Benefícios nutricionais da Moringa Oleifera

As folhas são extremamente ricos em proteínas, em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro. Para se ter uma ideia melhor, comparando as suas propriedades nutritivas com as de outros alimentos:

  • A mesma quantidade de proteínas que o ovo e o dobro que o leite
  • 4 vezes mais cálcio que o leite,
  • 3 vezes mais potássio que a banana,
  • 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,
  • 7 vezes mais vitamina C que a laranja.
  • 2 Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à   carne do boi);

a) Mais ferro que o espinafre;

b) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno;

c) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.

Pesquisa na internet mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

 

 

Propriedades medicinais da Moringa oleifera

Os benefícios desta árvore vão muito mais além do seu mero uso como alimento, como mais a frente veremos. Apresenta também uma grande quantidade de propriedades curativas:

  • Baixa os níveis de glicose
  • Reduz o colesterol
  • Reduz a pressão arterial elevada
  • Melhora as articulações devido ao seu efeito anti-inflamatório
  • Combate a asma
  • Combate a anemia pelo seu alto teor em ferro
  • Fortalece o sistema imunológico, o que faz aumentar as defesas naturais do corpo
  • Fortalece os músculos e ossos
  • Melhora certas funções mentais, como memória e capacidade de aprendizagem
  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Protege o fígado e os rins
  • Proporciona energia
  • Embeleza e regenera a pele

Como consumir a moringa?

Todas as partes da planta são comestíveis: as vagens verdes, as folhas, as flores, as sementes (pretas, arredondadas) e as raízes são muito nutritivos e podem ser utilizados para o consumo devido ao seu elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais. Nos países de origem a Moringa Oleifera é consumida como uma verdura qualquer. Além das suas propriedades benéficas, tem também um sabor agradável.

Todas as partes da planta

As diversas partes da planta podem ser consumidas: as folhas verdespodem ser usadas em saladas ou cozidas de várias maneiras para preparar sopas, têm um sabor levemente picante, entre o agrião e o rabanete. As vagens verdes são consumidos cozidas e tem um sabor muito parecido ao feijão verde; as vagens são cozidas em água com um pouco de sal, e depois de abertas retira-se as sementes e come-se, o sabor é parecido ao grão de bico, podendo também ser consumidas torradas; as raízes tem a forma de uma cenoura pequena e o sabor é picante; as flores também são comestíveis e utilizados em saladas.

Das sementes é obtido um tipo de óleo de muito boa qualidade, que não se torna rançoso, ao contrário dos outros, e é rico em ómega 6, 3 e 9, como o azeite. Este óleo é muito apreciado pela industria cosmética que o incorpora em muitos produtos de beleza. A partir das folhas secas é obtido um pó que pode ser usado diariamente na cozinha quando adicionado a pães, bolos, purés… para obter um maior valor nutricional. O pó de Moringa também é muito útil no cuidado dos animais de estimação ou para as pessoas que sofrem de deficiências vitamínicas e minerais.

A raiz e a casca da Moringa concentram muito mais nutrientes do que em outras partes da planta. Os nativos usam-na como um medicamento para prolemas do coração e circulação. No Senegal e na Índia, as raízes são trituradas e misturadas com sal.  A papa resultante é utilizada para o tratamento do reumatismo e dor nas articulações devido ao efeito anti-inflamatório. Além de ser um bom tónico para os nervos, as raízes e a casca estimulam o apetite e digestão. O sumo obtido das raízes pode ser útil para a dor de garganta.

No mercado, existem cápsulas que contêm o pó das folhas, o extrato, que é feito a partir da casca e raízes e mel feito da flores e pó.

Um pouco de história

Os antigos escritores sânscritos reconheciam-na como uma planta medicinal. Antigos escritos hindus que datam do ano 150 AC, fazem referencias à planta Moringa e seus usos. Os primeiros romanos, gregos e egípcios apreciavam a Moringa pelas suas propriedades terapêuticas e também usavam-na para proteger a pele, fazer perfume e para purificar a água para beber. A própria Bíblia, no livro do Êxodo 15:22-27 faz uma referência a esta planta como purificadora da água do Mar Vermelho.

Quer seja como alimento ou remédio caseiro a Moringa vem sendo utilizada há milhares de anos de geração em geração.  A Moringa é certamente uma das mais recentes descobertas da ciência moderna.

 

 

 

 

Veja mais sobre utilização de toda a planta: 

 

SEMENTES - De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes.

As sementes verdes podem ser cozidas, igual a feijão branco, soja, etc., e servidas na forma de salada.

 

FOLHAS - Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais. Podem, também, ser utilizadas em chás para uso continuo. Vem sendo utilizadas para alimentação de ovinos, caprinos, galinhas caipiras, coelhos e vacas leiteiras. A Associação Brasileira de Caprinocultores a recomenda.

 

FLORES - Das flores se faz um prato apreciado na Indonésia e Timor Leste, chamado makansufa, As flores são fritas em óleo de coco, e imersas em leite de coco, sendo comidas com arroz ou milho. As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi. etc. Também, podem ser utilizadas em chás para uso continuo.

As flores também poderão ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.

 

As suas flores são muito utilizadas para alimentação de abelhas tipo Europa (Apis) ou as nativas sem ferrão. Produzem muito néctar para a alimentação das abelhas, florescendo o ano todo. De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos aos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água.  As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo. No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.

 

VAGENS - As vagens novas podem ser cozidas, iguala aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

 

CASCAS - De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e próprias para moldar e fazer cestos, trançados, etc.. Pode ser processada para extrair uma fibra, para produzir tapetes. Sua seiva tem gosto adocicado.  A casca e a resina tem tanino, que é utilizado para o curtimento de couros para a fabricação de calçados, bolsas, vestuário, etc.

 

BATATAS - Pode-se plantá-la em canteiros, como uma hortaliça, e quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, arranca-se o pé e se extrai uma batata para consumo alimentar. Tem gosto de rábano, próximo do rabanete, A seiva e a batata, tem todas as vitaminas da plantas em concentração. Essa batata pode ser comida em saladas ou refogados. Ou mesmo em sucos de frutas ou legumes. Após esse período de 30 dias a batata desaparece e transforma-se na raiz da planta.

 

ORNAMENTAL - Em muitos países se planta a Moringa como ornamental pois ela produz flores o ano inteiro, sendo a única planta conhecida com essa capacidade.

 

CELULOSE - Sua madeira é mole, mas é excelente para produzir celulose para fabricação de papel.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE USO

ALIMENTAÇÃO HUMANA - Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

 

ALIMENTAÇÃO ANIMAL - Pode, ainda, ser plantada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. Planta-se as sementes a cada 80 centímetros. Quando a planta atinge 80 centímetros de altura, corta-se os ponteiros. Após nova brotação, vão surgir vários brotos. Quando eles atingirem 30 centímetros, corta-se novamente todos os ponteiros, para que haja uma nova brotação. Assim a planta fica mais encorpada. Após essa segunda quebra de ponteiros, pode-se cortar os brotos e retirar as folhas para servir como alimento. Pela sua concentração de vitaminas e sais minerais, é um alimento nobre que ajuda a reduzir o custo da criação.

 

USO MEDICINAL - Na África, com milhões de pessoas com o vírus HIV e AIDS, tem sido uma arma no combate aos efeitos debilitadores dessa doença, por ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, assim como é poderosa arma contra a desnutrição crônica em muitas regiões daquele continente.

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lúpus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução  da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal,  de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Existe citação do uso dessa planta com essa finalidade na bíblia, em Exodus 15:20-25. Ela é considerada  um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural.

Existem centenas de sites divulgando esta planta e seus produtos em todo o mundo. Existem institutos de pesquisas pesquisando esta planta e divulgando os resultados. Basta citar na pesquisa  “Moringa Oleífera”, que milhares de resultados aparecerão, em muitas línguas.

 

OS BENEFÍCIOS DA MORINGA OLEIFERA ARVORE DA VIDA

 

Antioxidantes: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, Vitamina B (Colina), Vitamina B1

(Tiamina) Vitamina B 2, (Riboflavina) Vitamina B3 (niacina), Vitamina B6, Alanina, Alfa Caroteno,

Arginina, Beta-Caroteno , Beta Sitosterol, Ácido Caffeoylquinic, Campesterol, Carotenoides,

Clorofila, Cromo, Delta-5-Avenas Terol, Delta-7-Avenas Terol, Glutationa, Histidina, Indol, Ácido

Acético, Indolylacetonitrile, Kaempferol (Flavonoide), Leucina, Luteína, Metionina,-Ácido Mirístico,

Ácido Palmítico, Prolamine, Prolina, Quercetina, Rutina, Selênio, Treonina, Triptófano, Xanthina,

Xanthophyll, Zeaxantina, Zinco, Zeatina

Anti-Inflamatorios: Vitamina A, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina C, Vitamina E, Arginina, Beta

Sitosterol, Caffeoylquinic Ácido, Cálcio, Clorofila, Cobre, Cistina, Ômega 3, Ômega 6, Ômega 9,

Fibra, Glutationa, Histidina, Indol Ácido Acético, Indolylacetonitrile, Isoleucina, Kaempferal,

Leucina, Magnésio, Oleico Ácido, Fenilalanina, Potássio, Quercetina, Rutina, Selênio,

Estigmasterol, Enxofre, Triptofano, Tirosina, Zeatina, Zinco.

Tem mais de 46 Antioxidantes, mais de 36 Anti - Inflamatórios todos de origem Natural na Planta

Moringa.

 

VITAMINAS: Vitamina A (Beta-Caroteno), B, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D, E, K, Folato (ácido

Fólico), Biotina

Minerais: Cálcio, Cloruro, Cromo, Cobre, Flúor, Manganês, Magnésio, Molibdeno, Fósforo,

Potássio, Sódio, Selênio, Enxofre

AMINOÁCIDOS: Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptófano, Valina,

Alanina, Arginina, Ácido Aspártico, Cistina, Glutamina, Glicina, Histidina, Prolina, Serina, Tirosina,

Luteína,Xanthina, Rutina

OUTROS NUTRIENTES: Clorofila, Carotenoides, Citoquininas, Flavonoides, Ômega (3,6,9) Óleos,

Esteroides, Vegetais, Polifenóis,

Frasco contem 120 capsulas com 500 mg cada.

Modo de usar Crianças menores de 15 anos: 1 cápsula, 1 ou 2 vezes por dia, com café

da manhã ou antes do almoço, e outra no jantar. Adultos: 1 ou 2 cápsulas, duas vezes ao dia, com café da manhã e a noite

Mulheres grávidas ou lactantes: pode aumentar a dose em até 6 cápsulas

diariamente.= Após dose normal.

Table 7 Comparison of the nutritional composition of spirulina powder and Moringa oleifera leaf powder. Values for 100 grams of powder.

 

Element Spirulina platensis Moringa oleifera Humidity 3% 7%

Digestible proteins (g) 40 20-26

Potassium (mg) 1400 800-1800

Calcium (mg) 700 1600-2200

Phosphorus (mg) 800 200-600

Magnesium (mg) 400 350-500

Iron (mg) 100 18-28

Vitamin A (µg retinol eq.)7000 4000-8000

Vitamin C (mg) 0 15-100

Riboflavin (µg) 3500 8800

Nicotinamid (µg) 4000 10400

 

Molécula Milagre", "Amazing escondido vitamina" são os termos de incandescência em que os grandes meios de comunicação internacionais têm congratulou-se com a publicação na revista Cell Metabolism um artigo destacando os efeitos benéficos in vivo nicotinamida riboside, uma substância primo niacina (vitamina B3). Os signatários mais proeminentes do artigo são Prof. Johan Auwerx, titular da cátedra Nestlé em Metabolismo Energético da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), e pesquisador Carles Canto, que liderou praticamente toda a investigação e apresentado à imprensa os resultados notáveis. Efeitos da riboside nicotinamida (NR) sobre a sensibilidade à insulina, biogênese mitocondrial e melhoradas funções sirtuin são verdadeiramente únicos. A NR é a primeira molécula com uma tripla acção invejável: anti-envelhecimento,de emagrecimento energizante! Ajuda a queimar mais calorias em repouso NR aumenta eficazmente os níveis intracelulares e mitocondriais de nicotinamida-adenina- Melhora a sensibilidade à insulina A NR impede em grande parte efeitos metabólicos adversos associados com a dieta rica em gordura não apenas ratos suplementados com NR tomou apenas 60% do peso ganho pelo ratinhos no grupo de controlo, mas nenhum dos ratos ganhou NR desenvolveu diabetes, ao contrário de outros: "Mesmo com uma dieta normal, NR melhora a sensibilidade à insulina", diz Carles Canto. Neutraliza os efeitos do

envelhecimento Suplementação NR aumenta significativamente a actividade de enzima e SIRTUINAS SIRT1 SIRT3. Na verdade, este aumento pode ser causado por uma restrição drástica de calorias ou tomar suplementos que imitam o resveratrol e seus derivados como ou oxaloacetato (ver estes produtos). A ativação da sirtuins melhora as funções metabólicas relacionadas com mitocôndrias (as usinas de energia das células), incluindo a queima de gordura e capacidade oxidativa de células. Este é um dos meios mais bem validado para contrariar os efeitos do envelhecimento, reduzir muitas doenças associadas com o declínio mitocondrial e aumentar o tempo de vida dos animais de laboratório (e certamente de que os seres humanos). Alzheimer contra toda a esperança Activação de NAD + foi ligado a uma diminuição na toxicidade dos péptidos beta amilóides na doença de Alzheimer. NR, como precursor do NAD +, promove a expressão no cérebro de proliferação (PGC) -1α, reguladores essenciais para a produção de péptidos beta-amilóide. Estudos adicionais, realizados em modelos de rato de doença de Alzheimer, indicam que é uma substância perfeitamente biodisponível no cérebro e têm efeitos neuroprotectores, provavelmente ao estimular a síntese de NAD pelo cérebro. Em um estudo, os pesquisadores testaram a hipótese de que o tratamento com NR em um modelo de rato poderia diminuir a toxicidade específica de placas de beta-amilóide. Ratos com uma forma semelhante da doença de Alzheimer têm, portanto, recebido três meses de NR e no final deste estudo, os investigadores observaram uma atenuação significativa da diminuição cognitiva em ratinhos, que coincidiu com um aumento da níveis de NAD + no córtex cerebral. NR, promovendo a expressão no cérebro de PGC-1α, e reduz a produção de peptídeos beta-amilóide. Suplementação NR pode ser

benéfico em casos de doença de Alzheimer, para melhorar as funções cognitivas, plasticidade sináptica e, em parte, impedem a produção de placas de beta-amilóide no cérebro tóxicos. Restaura a energia, melhora o desempenho muscular A NR melhora a função mitocondrial, a eficiência muscular e desempenho em provas de resistência. Os roedores que receberam um adicional NR 10% excederam as suas congéneres em corridas de endurance. Eles estavam em melhor forma, o que é confirmado

pelo estudo microscópico das suas fibras musculares. Os ratos suplementados também apresentaram melhor desempenho em um ambiente com ar condicionado. Esta resistência

ao frio melhorada indica um melhor gasto de energia, portanto, uma função mitocondrial melhorada. "Portanto, estes resultados indicam que a NR pode ser utilizada como um suplemento nutricional para lutar contra distúrbios metabólicos e os que estão associados com o envelhecimento, caracterizado por a função mitocondrial deficiente. "Dada a prevalência alarmante desses transtornos, estes resultados fornecem emocionante já recomendando NR suplementação para todas as pessoas com idade superior a cinqüenta. A NR está presente em muito pequenas quantidades naturalmente presentes no leite e cerveja, mas seria inútil ou mesmo prejudiciais para o organismo, aumentar o consumo destes produtos. A utilização de um ribósido nicotinamida adicional, tal como utilizado nos estudos na EPFL, é, por conseguinte, a única opção sensível para tirar partido das suas propriedades. A NR é completamente desprovido de toxicidade e efeitos secundários, mesmo em doses dez vezes maior do que a quantidade eficaz do produto.

 

OBS. Disponibilizamos aqui os contatos de um excelente produtor e distribuidor da moringa em capsulas através de processos naturais e artesanais.

Compre desse mesmo produtor e vendedor tambem pelo mercado livre no link abaixo: copie e cole em seu navegador.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713198190-moringa-oleifera-100-natural-120-capsulas-_JM

 

Contatos do Produtor:

Braulino Guerra

Creci: 13052F

CNAI-001585

Rua Oscarlino Carvalho Duarte, 791

CEP- 87711-100 - Paranavaí - Pr.

Fone- 044 3045 6263

Cel- 044 9875 4333 Tim

9985 7675 Tim

9161 2777 Vivo

8404 3641 Oi

E-mail - imobiliariabguerra@gmail.com

braulinoguerra@gmail.com

 

Atenção: Nós do portal novo ser, não somos os responsáveis por esse produto com dados acima. Nós apenas disponibilizamos e divulgamos aqui, por se tratar de um benefício excelente que com certeza deve se extender ao conhecimento e ao bem de todos.

 

 

Deixe seu comentário referente a este conteúdo.

Nome Completo:
Email:
Comentário:
Você pode digitar até 500 caracteres.